14/08/2012 09:17

Quantidade de visualizações: 4103

Fernando Luís com Eduardo Turella

Foto Arquivo.

O acidente registrado na MT 404 – ligação pela BR 163 com a comunidade de São Luís Gonzaga - antiga estrada de acesso a Boa Esperança do Norte, num choque frontal entre uma caminhonete F-250 e um caminhão carregador de algodão, resultou na morte de um dos primeiros fazendeiros de Sorriso, região central do estado de Mato Grosso.

Na caminhonete – placas NJV 0146 - retornavam da fazenda Henrique Adolfo Ferronato – 81 anos de idade - e seu filho Josemar Ferronato quando colidiram frontalmente com o caminhão – propriedade da Agropecuária Boa Esperança - conduzido por Cristiano Calixto Dias – 35 anos de idade, morador de Lucas do Rio Verde. Henrique Adolfo Ferronato não resistiu aos ferimentos e faleceu no local do acidente e Jocemar Ferronato - segundo informações da assessoria de imprensa do HRS - passa por cirurgias, tendo fraturado as duas pernas, e exames para averiguar suspeita de fratura de costelas e braço esquerdo. O motorista do caminhão nada sofreu.

A história de um pioneiro
Henrique Adolfo Ferronato – 81 anos de idade – foi um dos primeiros moradores de Sorriso, tendo chegado no município em 1974, vindo de Carazinho – região da Grande Passo Fundo. Sorriso somente se emanciparia em 1986. Em Sorriso foi o primeiro fazendeiro, trabalhando desde então com a agricultura e pecuária. De um vasto circulo de amizades e muitos familiares, Ferronato - como era mais conhecido - é integrante de uma família de seis irmãos. Casado com a senhora Diva Francisca Ferronato – 79 anos de idade, teve quatro filhos – sendo três homens. Josemar – que dirigia a caminhonete mora em Boa Vista – Roraima, Joerson, reside em Sinop e Jones que reside com a família em Sorriso, sendo que todos estavam no município pela passagem do Dia dos Pais.

Recentemente Ferronato havia sofrido um acidente doméstico e teve imobilizada a clavícula esquerda e uma neta era quem estava dirigindo para ele na cidade resolvendo seus negócios. O corpo será velado a partir das 8.00 horas desta terça feira no Vale da Paz – ao lado do Lanas Buffet em Sorriso.

Testemunha ocular previu o acidente


O engenheiro agrônomo Gilberto Cardoso Almeida Sobrinho, foi o primeiro a chegar no local do acidente e buscar socorro. Ele trabalhava recolhendo amostras em uma fazenda – 24 quilômetros no sentido a São Luís Gonzaga – tripulando um quadriciclo e ao olhar para a estrada percebeu a caminhonete F- 250 já iniciando a ultrapassagem em uma carreta – no sentido à BR 163 – e num reflexo rápido olhou para o lado contrário e avistou o caminhão que fazia trajeto sentido São Luis e previu o acidente. “Quando a carreta que estava sendo ultrapassada, passou e a poeira baixou – vento soprava para a pista da esquerda – enxerguei os veículos “grudados” de frente”, comentou o engenheiro.

O motorista do caminhão chegou a correr rumo a sede de uma fazenda – onde carregaria algodão e quando avistou Gilberto voltou. Com o quadriciclo percorreram o trajeto até uma fazenda e não havia ninguém. Rumaram para outra fazenda e conseguiram telefonar pedindo socorrido. O motorista da caminhonete – Josemar Ferronato – chegou a alcançar o celular de seu pai, para que o engenheiro pedisse socorro e pedia por seu pai. “Não consegui por que no local o celular fica sem serviço e quando voltamos já haviam outras pessoas no local. As portas não abriam e eles - pai e filho - estavam presos nas ferragens. Conta ainda que somente com a chegada do Comando dos Bombeiros foi possível – macaco hidráulico – abrir as portas do veiculo. Adolfo Ferronato, faleceu no local e caiu com a cabeça nas pernas do filho que teve suas pernas presas nas ferragens e a parte de cima do corpo protegida pelo airbag.

O grande fluxo de carretas e veículos pequenos naquela estrada – MT 404 – associado a poeira intensa, proporciona a sensação de muita insegurança para quem transita atrás principalmente de veículos maiores e muitos ficam a se perguntar como é que outros acidentes não acontecem, até pela imprudência de alguns motoristas mais afoitos.

Veja também: Sorriso: (Atualizada) Colisão frontal entre F 250 e caminhão deixa uma pessoa morta e outra ferida

<< VÍDEO DO ACIDENTE >>